sexta-feira, 15 de junho de 2012

A ESCOLHA É SUA


Somos a soma das nossas decisões...



A vida é feita de escolhas, a todo o momento estamos fazendo escolhas. As escolhas podem ter consequências imediatas, ou podem te perseguir pelo resto de sua vida.

 As escolhas podem ser simples, ou complicadas. Tanto as simples quanto as complicadas irão direcionar sua vida ou o modo como você vive.

Por exemplo, ao acordar você pode escolher ficar de bom humor ou de mau humor. Quando algo dá errado, você pode escolher bancar a vítima ou aprender com isso. Essas simples escolhas, podem fazer grandes mudanças na sua vida.

Contudo, as escolhas não abrangem só isso. Ao fazermos uma opção, estamos automaticamente descartando outra, e assim vamos vivendo.

Sobre esse tema já foram feitos diversas musicas, poemas e texto, como esse da Rosa Montero, vejamos:

“Eis aqui uma das grandezas do ser humano: a capacidade de decidir. E eis aqui uma das suas misérias: decidir-se por alguma coisa implica rejeitar as outras alternativas. Decidir não é mais que o fato de descartar. E descartar sempre é doloroso, porque quer dizer deixar de desfrutar ou descobrir o que havia num caminho alternativo. Que aventura perdemos? O que teria passado se em vez disso eu tivesse feito aquilo? (...)” (Rosa Montero).


A questão não é apenas escolher, mas sim escolher corretamente. É esse medo de errar que faz com que muitas pessoas deixem de fazer o que gostaria.   

Você pode passar a vida inteira preocupado em fazer boas escolhas, mas lembre-se: boas escolhas vem acompanhado com experiência, a experiência por sua vez se adquire com as escolhas erradas. Então eu devo errar muito para ser muito experiente? Claro que não. Você pode adquirir experiência com os erros dos outros. Isso mesmo, veja aonde o outro errou para não ter que passar por isso. Siga os conselhos dos mais velhos e dos mais experientes.

Cada escolha é uma decisão, cada decisão uma consequência.


Para ilustrar a dificuldade de uma escolha (e consequentemente uma rejeição), eis um teste muito conhecido na internet:


              É noite de tempestade... Você esta dirigindo seu carro com dificuldade... Ao passar por um ponto de ônibus, você vê que o veículo passa direto, ignorando as três pessoas encharcadas que ali aguardam transporte. Verifica que essas pessoas são:

1 – Uma senhora precisando ser hospitalizada.
             2 - Um médico que salvou sua vida no passado.
             3 - O grande amor da sua vida.


              No seu carro só cabe você e mais uma pessoa. Qual você escolhe? Pense... Não existe resposta certa ou errada.

Cada resposta tem sua razão de ser. E a sua escolha, você irá carregar por muito tempo, ou até mesmo, para sempre.


              - Você poderia pegar a senhora doente. Ficaria com a consciência tranquila.

- Ou você pegaria o médico, porque ele, uma vez, salvou sua vida? Seria a chance perfeita para demonstrar sua gratidão. No entanto, você poderia fazer isso em uma outra ocasião.

              - Mas, também, talvez não pudesse encontrar mais o amor da sua vida se deixasse passar essa chance.


É comum muitas respostas diferentes nesse caso, mas segundo o texto retirado da internet, houve uma resposta muito interessante.

                         Ele simplesmente respondeu:


"Daria a chave do carro para o médico. Deixaria ele levar a  senhora doente para o hospital e ficaria esperando pelo ônibus com a mulher dos meus sonhos".


  

Escolha ser feliz, escolha aprender com os erros, escolha amigos alegres, escolha rir de você mesmo, escolha viver, escolha amar sua família, escolha amar o próximo, e principalmente escolha agradecer a Deus por cada dia de vida e pedir sua ajuda a cada novo amanhecer.





... sua vida é resultado de suas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário