segunda-feira, 11 de junho de 2012

AL CAPONE


Alphonse Gabriel Capone, o famoso Al Capone, também conhecido como “Scarface” (cicatriz na cara) devido a uma cicatriz que tinha na cara resultado de uma briga na infância.

Al Capone foi criado em uma vizinhança muito pobre no Brooklyn, New York. Abandonou os estudos para se envolver no mundo do crime, ingressando nas gangues da cidade. Rapidamente ingressou na Five Points Gang, liderada por Johnny Torrio.

Al Capone ganhou a confiança de Torrio, e durante a década de 1920, organizou da direção do bando, dedicado a exploração da prostituição, do jogo ilegal e do tráfico de álcool.

Quando Torrio se aposentou em 1925, Capone passou a liderar o bando, depois de assassinar seus rivais em uma série de guerras mafiosas. Em 1926, exercia o controle da máfia da cidade e comandava a grande maioria das quadrilhas da cidade.

No comando dos negócios, Al Capone demonstrou que era melhor para comandar a organização do que Torrio (Ex mentor), expandindo o sindicato criminoso para outras cidades entre 1925 e 1930.

Capone continuou enriquecendo graças ao tráfico ilegal de bebidas alcoólicas, na época da lei seca e através de sua vasta rede clandestina de salas de jogo. Calcula-se que, em 1927, a fortuna de Al Capone era superior a 100 milhões de dólares.

Aos 26 anos mostrava-se um homem sem escrúpulos, frio e violento. Em 1929 foi nomeado junto com personalidades da importância do físico Albert Einstein e do líder pacifista Mahatma Gandhi, o homem mais importante do ano.

Depois de anos de infrutuosa perseguição policial, e perante a falta de provas, Capone foi detido por sonegação fiscal e, em 1931, condenado a onze anos de prisão.

Depois de passar oito anos preso, Capone teve a liberdade condicional concedida, devido ao seu precário estado de saúde. Sua deterioração (física e mental) já era notável, pois padecia de sífilis. Depois de ficar um tempo no hospital, foi viver em sua mansão, situada em Miami Beach, onde viveu até o final de seus dias. Al Capone faleceu no dia 25 de janeiro de 1947.


Nenhum comentário:

Postar um comentário